Rio Comicon 2010 – EU FUI!

Olá, como vão vocês?

Como foi a Rio Comicon

Na semana passada, dia 9, começou a Rio Comicon de 2010 e eu, como todo bom fã de quadrinhos, estava lá. Mas desta vez não como fã, não para aproveitar a festa, estive na feira com o MEU estande vendendo o MEU trabalho. Falo de minha queridíssima revista Entidade!

Fui de carro e tive sim muito problemas para me achar no Rio, as ruas são confusas e cheias de contra-mão, mas os cariocas são muito gentis e ajudam mesmo. Não tive de pagar ninguém por informação alguma e nem fui assaltado/seqüestrado. Ponto pro Rio.

Cheguei lá acompanhando de minhas fies escudeiras, minha namorada e minha mãe (!) e fomos descobrir como entrar. Digo isso porque a organização do evento não me disse nada a respeito, então cheguei ao Rio sem se quer saber se o aluguel de meu estande estava confirmado. Mas tuuuudo bem, nada que alguns minutinhos não resolvam e a Andréia, uma das responsáveis, me levou para o estande que dividiria com um até então desconhecido Denis Mello, um desenhista de Niterói que sabe vender e atrair o público, sabe desenhar e cria muito bem os argumentos de suas histórias.

Pois bem, revistas nas prateleiras, suor de baixo dos braços e começa meu primeiro dia na Rio Comicon, um belo sábado que vai ficar para história. Numa rápida conversa com o Denis, descobri que ele vendia vários matérias, duas revistas mínimas por R$0,50, a interessante Palestina (que esgotou no sábado) por R$2,00 e Saidera por R$3,00. Preços ótimos, não?

“Mas dixz aí bixo, quanto é a tua revixta?”

Meu, tá R$10,00 😀

“Ô.Ô”

E assim seguimos, ele gritava como um louco e eu ficava tímido em meu canto, eu estava ansioso sim, mas ainda “não estava aquecido”. Brinco aqui com o sotaque do Denis, mas falo com todo respeito aos cariocas, brinco aqui apenas para ilustrar a situação. Com grande ajuda dele, aos poucos fui criando confiança e já falava um pouco também, chamava as pessoas que iam ver o trabalho dele e elas acabaram comprando o meu também.

De início eu autografáva desenhando o Mendigo que protagoniza Entidade, mas as idéias acabam e logo me ví fazendo caricaturas dos meus clientes/possíveis fãs, algo que agradou a todos e já decidi que o farei para sempre! O divertido é que isso nos deixa mais próximos do público, as conversas fluem melhor e todos voltam para casa sorridentes!

Numa breve campanha no Twitter, pedi para algumas pessoas que, se fossem na Rio Comicon, que aparecessem no meu estande para ganhar uma cópia de Entidade. Dito e feito, Fui abordado pelo grande Raphael Fernandes aka @raphafernandes aka Editor da MAD! Autografei uma para ele e fiz também uma caricatura em seu bloco de autógrafos! Sensacional! Logo depois conheci a divertidíssima Vicky (@vicky_salles) que é responsável por um de meus blog favorítos, o almight Pink Vader! Ela insistia em pagar a revista, eu insistia em dar a revista, chegamos num acordo e ela levou duas cópias de Entidade. É simplesmente incrível conhecer pessoas assim, que compartilham com você o animo do evento e te desejam sucesso com sinceridade nos olhos.

Pois bem, lá pude conhecer o Gustavo Duarte e comprar a nova dele, a Taxi! Reví os Super-Gemeos, vulgo Fábio Moon e Gabriel Bá, comprar uma porrada de coisas do 4º Mundo e ainda entregar cópias de meu trabalho para o pessoal da Quanta Academia de Artes.

Comi uma pizza por lá, pizza que não faria sentido existir em São Paulo de tão diferente, mas ainda assim, gostosa. Me perdi no Rio várias vezes, conhecí pessoas incríveis e vendi aproximadamente 100 cópias de Entidade! Ao meu ver um grande sucesso para um quadrinho desconhecido das grandes massas e, de acordo com o comentário de meu amigo carióca, uma revista cara. Sim, eu ouvi isso várias vezes lá, mas notei também que quem quer ler, simplesmente compra, vi muita gente arregalar os olhos quando lhes falei do preço, mas ainda assim pegaram suas carteiras e me pagaram com um sorriso no rosto. O próprio Denis, que fez uma bela careta ao ouvir o preço de Entidade, comprou uma cópia. Lá ví mães comprarem para elas apesar da cara de desprezo dos filhos, vi pais comprarem de presente, ví amigos levarem como lembrancinha de uma festa. Recebi sim incontáveis elogios e sou muito grato por todos. Sou, acima de tudo, grato a minha família (namorada inclusa) que me apoiou tanto e que, quando minha conta já estava em 900 reais negativos, me ajudaram a bancar a viagem e garantir o sonho. Sim, pareço egoísta ao contar tudo isso, mas quero apenas dizer que meu sonho se tornou completo apenas quando você, fã de quadrinhos, comprou minha revista e sumiu no meio da multidão com um sorriso no rosto.

De verdade, obrigado a todos. De coração.

 

Matérias sobre a Rio Comicon

Como esperado, diversos formadores de opinião escreveram sobre o evento. Aqui listo os melhores.

PINK VADER

A cobertura pode parecer simples, mas diz absolutamente tudo sobre a feira. Com uma abordagem direta e perfeita para quem não conhece o evento, o Pink Vader ilustra bem como rolou a festa, tem até uma foto minha com uma cópia de Entidade autografada para o site logo abaixo do banner dos heróis do quadrinho nacional, Danilo Beyruth, Gabriel Bá e Fábio Moon, Rafael Grampá, Gustavo Duarte e Rafael Coutinho. Tem até um gigantesco album de fotos no Facebook da mulherada, dá uma olhada. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui!

 

NERDEANDO

Os caras foram a fundo e registraram muita coisa que eu nem ví rolar na feira, merecem aplausos pela matéria cheia de fotos e que conta como foram TODOS os dias do evento. Isso aí, lá tem post para todos os dias! Corre e dá uma olhada, aproveita e veja minha foto logo abaixo de um Yoshi e acima (!) do Fábio Moon, Gabriel Bá e Gustavo Duarte!

 

MARIA PERDEU AS ASAS

Aqui não falo de um blog profissional como os demais, trata-se de um blog pessoal em que o Daniel conta a sua revolta ao ver a feira que, na opinião dele, deixou muito a desejar. Um post sincero e sem lambessão de bola para os organizadores. Só quero pedir que leiam todo o post, porque ele faz uma das melhores, se não a melhor, crítica sobre Entidade que foi a única coisa que faz tudo valer a pena. Passa lá e veja do que estou falando!

 

10 PAEZINHOS

Sim, este é o blog dos Super-Gemeos Fábio Moon e Gabriel Bá. E sim, é um belo soco no estomado de todos que não foram na convenção. Separei um trecho que resume muito bem o que digo: “O evento foi incrível, mágico, supreendente. Beja, Porto, San Diego, La Paz, Nova Iorque, Rosário. De todos os festivais que fomos este ano, este foi o que nos deixou mais felizes, pois foi aqui no Brasil. Os Quadrinhos vivem uma grande fase. Só depende de nós mesmos levantar a cabeça e saber valorizar isso.” É eu sei, além de desenhar muito o Gabriel Bá ainda escreve muito bem. Agora leia lá!

Agora o momento que todos esperavam..

 

COMO COMPRAR ENTIDADE SEM SAIR DE CASA?

Isso é muito simples meus caros, é só enviar um e-mail com seu nome e endereço para:

erickjesus1[ARROBA]yahoo.com.br

Entrarei em contato explicando como funciona a venda e o envio. A revista custa R$10,00 mais o custo de envio.

Obrigado por tudo.

E.

@erickcarjes

13 comentários sobre “Rio Comicon 2010 – EU FUI!

  1. Mas agora, deixa para a próxima! haha =D
    Aliás, quero conhecer melhor do seu trabalho, fiz tanta coisa no RioComicon que nem parei pra conhecer os trabalhos dos estandistas!

    Abraços!
    Lucas Sales

  2. Se eu tivesse um coração, choraria emocionada com o post.
    :PP

    Parabéns menino. Tudo de bom pra ti nessa jornada e parabéns por conseguir levar seu sonho adiante e, mande meus parabéns também pra sua família que está aí pra te apoiar, essa parte é sempre complicada.
    Vai em frente com fé e juízo. Mais fé que juízo.

  3. Também postei sobre o evento, mas bem depois de você cara 😛
    Enrrolei pra cacete, aliás, to enrrolado agora com as coisas que deixei de lado durante o evento ueheuhe

    Mas tudo valeu muito a pena. O evento foi muito proveitoso para quem botasse a cara como fizemos, e foi um prazer realmente dividir o stand contigo.

    Quero ver se faço um post depois com minhas impressões sobre o material que adquiri lá, dos fanzines, e o Entidade ficou bem legal, curti.

    Mas é isso. Até a próxima, e boa sorte ao longo do ano!

    Abraço!

    • HAhaha eu também dei uma enrolada. Por sinal fiz uma cobertura beeem tímida sobre o evento, poucas fotos e poucas informações úteis, mas ta valendo.

      Cara, alguas coisas que peguei lá na Comicon são bem ruizinhas. Tipo, coisas de iniciantes mesmo. Claro que tem uma coisa ou outra que se salva, como uma tal de Saidera, mas de resto, sei lá, esperava mais.
      Até ano que vem velho!
      Abração!

Deixe um comentário

